terça-feira, 11 de janeiro de 2011

História da Informática na Educação Brasileira

Assim como a educação no Brasil, a informática na educação brasileira também recebeu influência da educação de outros países. Na década de 80, teve inicio no Brasil o movimento conhecido como Filosofia e Linguagem LOGO. Por meio desse movimento, Papert (1985) divulgou idéias que defendiam que o computador é um instrumento que catalisa conceitos complexos, permitindo assim que o aluno trabalhe estes conceitos de maneira simples e lúdica. 
Em 1984, após diversos seminários, fóruns e outros estudos, o Ministério da  Educação (MEC) lançou, em parcerias com CNPq – Conselho Nacional de Pesquisas, FINEP – Financiadora de Projetos e SEI, o projeto EDUCOM, sendo o pioneiro na área de informática aplicada à educação no pais. Sua proposta tinha como objetivo principal fomentar a implantação experimental de centros-piloto com infra-estruturas relevantes para o desenvolvimento de pesquisas, objetivando a capacitação nacional e coleta de subsídios para uma futura política setorial (MORAES, 2007), considerando o contexto, a cultura e as especificidades de área educacional brasileira, buscando perceber como aluno aprende sendo apoiado pelo recurso da informática e se isso melhora efetivamente sua aprendizagem.
A partir daí, outros projetos educacionais com o mesmo foco foram sendo implementados. Em 1986, o Programa de Ação Imediata em Informática na Educação, denominado projeto FORMAR, passou a formar professores e a implantar infra-estruturas de suporte nas secretarias  estaduais de educação, escolas técnicas federais e universidade, destaca Moraes. Os participantes do Programa FORMAR foram encarregados de implantar em seus Estados os CIED (Centros de Informática Educativa), que constituíram-se em centros irradiadores e multiplicadores da informática nas escolas publicas. (TAVARES, 2002).
Atualmente o fenômeno da globalização nos apresenta a necessidade de transmissão da informação de maneira rápida e atualizada. Para tanto, o uso do computador se tornou fundamental numa perspectiva global. Assim a tecnologia da informação tornou-se ferramenta no processo ensino/aprendizagem com a finalidade de incluir professores (ao partirem do uso das novas tecnologias em sua prática pedagógica) e alunos nesta realidade. (MORAES,)
Mas ainda existem barreiras extremamente importantes a serem enfrentadas. Que são os investimentos nestas novas tecnologias e nos profissionais da Educação para trabalhar nestes laboratórios instalados pelo Governo Federal e tecnologias com realidades destes alunos. Outra é que faltam ainda professores preparados para trabalhar com os alunos de necessidades especiais.

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